Notícias Notícias

Boleto de IPTU digital já está disponível em Rio do Sul


Contribuinte não receberá mais o documento pelo correio e sim, imprimi-lo pelo site da prefeitura


Data de Publicação: 05/02/2019 08:41:12 | Jornalista: Sindréia Nunes
Categoria: Notícias | Cidades: Rio do Sul

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O boleto de IPTU 2019 de Rio do Sul será apenas digital. O contribuinte deve ficar atento neste ano já que após aprovação de projeto de lei em 2018, o documento já está disponível apenas através do site da prefeitura de Rio do Sul: www.riodosul.sc.gov.br.

Um banner em destaque na home page é o local para que o contribuinte possa acesse seu boleto digital. Será necessário ter os dados como CPF do titular. Quem é locatário de imóvel mas é responsável pelo pagamento do IPTU, deverá ter o CPF do titular do imóvel e também o número da matrícula, pois o sistema apresentará boletos de todas as propriedades do dono.

Pela primeira vez na história, Rio do Sul terá o carnê do IPTU 100% digital. A medida vale ainda para a cobrança de ISS Fixo, Taxa de Verificação do Cumprimento de Normas Municipais (TVCNM) e a Taxa de Vigilância Sanitária (TVS) também já lançadas neste ano.

Com a implementação da política municipal de desburocratização e emprego da tecnologia para facilitar e dinamizar a relação com o contribuinte, procedeu-se ajustes necessários na legislação para a implantação do lançamento e arrecadação de tributos municipais digitalmente.

Assim, as alterações propostas devem-se em razão da praticidade ao contribuinte, que mediante o uso do aplicativo disponibilizado pelo município, poderá efetuar o pagamento dos tributos municipais através do próprio smartphone, tablet ou qualquer outro terminal conectado a internet. Fica a critério do contribuinte a impressão particular do documento para pagamento, ou, simplesmente pagamento através de meios digitais bancários.

O secretário de Administração e Fazenda (SEDAF), Alexandre Pereira, observa que este é um “caminho sem volta”, por se tratar do constante uso dos recursos digitais, diminuindo a emissão de papel, custos com entrega e tempo do contribuinte. “Não é preciso mais esperar pelo carnê em casa. Assim que o imposto é lançado, o contribuinte já pode acessar e fazer sua programação”.


Prefeitura vai dar suporte para dúvidas

A Secretaria de Administração e Fazenda da prefeitura de Rio do Sul manterá a central de atendimento ao contribuinte no salão da Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Canoas, como já fazia em anos passados. “Quem precisar de suporte e até mesmo imprimir seu boleto poderá fazer neste local. O espaço vale também para questionamentos ou dúvidas sobre o imposto”, lembra o secretário Alexandre Pereira.

Em Rio do Sul são aproximadamente 45 mil unidades que geram cobrança de IPTU. Destes, em torno de 6 a 7 mil ao ano já aderiram ao sistema digital da cobrança, sem emissão do carnê em papel. O índice de retorno dos carnês do correio era de aproximadamente 10% todos os anos, sendo que muitos contribuintes nunca buscam o documento, o que representa desperdício de dinheiro público. Outros municípios, como Joinville, Guaramirim ou Brusque, já adotaram a emissão totalmente on-line dos carnês de IPTU.


Condições de pagamento e prazos

O imposto pode ser pago a vista ou em até seis parcelas. A prefeitura oferece descontos para quem aproveitar o pagamento em cota única. O desconto é válido para o Imposto Predial e Territorial.

O contribuinte que fizer o pagamento até a data limite da primeira cota única ganha desconto de 20%. Caso tenha débitos com a prefeitura ou imóvel em situação irregular, o desconto é menor, de 10%. Para a 2ª cota única, o desconto é de 10% e de 5%, na mesma situação.


Vencimento da 1ª cota única – 20 de março

Vencimento da 2ª cota única ou da 1ª parcela – 17 de abril

2ª parcela – 22 de maio

3ª parcela – 19 de junho

4ª parcela – 17 de julho

5ª parcela – 21 de agosto

6ª parcela – 11 de setembro



Departamento de Comunicação - Prefeitura de Rio do Sul

Publicidade