Notícias Notícias

Foto: Vale Europeu TV
Foto: Vale Europeu TV

A greve dos caminhoneiros chega ao 8º dia no Brasil e no Alto Vale os impactos são sentidos diretamente por toda a população. Por conta da suspensão da reposição de vários itens e principalmente do combustível, prefeituras da região estão fazendo alterações em serviços.

Confira o que mudou em algumas cidades do Alto Vale devido à greve dos caminheiros:

RIO DO SUL

Coleta de lixo - A coleta de 2ª, 4ª e 6ª será realizada na 4º feira. A coleta de 3ª, 5ª e sábado será realizada na 3ª feira. Coletas no centro serão realizadas na 2ª, 4ª e 6ª feira. Reciclados: guardar em casa. Serviços serão reestabelecidos em 2 dias após o término do movimento.

Hospital Regional Alto Vale - As cirurgias eletivas foram suspensas até que a situação se normalize.

Hospital Samaria - O hospital possui estoque de insumo para operar por 15 dias.

Transporte coletivo - Com restrição de algumas linhas em alguns horários, tanto para linhas urbanas e intermunicipais. Confira no link abaixo: https://docs.google.com/document/d/1stKz1TwuManJOQ2JV6J7s_6WAN885qOjvGsF3dL0L9I/edit

Aulas e CEIs - Mantidas até terça-feira quando a situação será reavaliada.

Unidades de Saúde - Funcionamento normal, inclusive Policlínica e UPA 24h.

Prefeitura de Rio do Sul - O Centro Administrativo, Obras, Agricultura, Assistência Social estarão em turno único das 7h30 às 13h30 por conta da redução de suprimentos.


TAIÓ

A Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil de Taió informa que as aulas na rede municipal de Educação estão mantidas até a quarta-feira (30/05). O atendimento na Saúde também segue normalmente, a exceção são os ESF’s do Passo Manso e Ribeirão Pinheiros que atenderão excepcionalmente em horário reduzido, o funcionamento será das 7h às 13h. As cirurgias eletivas no Hospital e Maternidade Dona Lisette estão mantidas, bem como o atendimento no Pronto Atendimento.

As informações foram confirmadas em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (28/05), na sede da Defesa Civil de Taió, onde estiveram reunidos, prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, representantes da Celesc, Bombeiros e hospital.


ITUPORANGA

O prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, assina nesta segunda-feira, 28 de maio, decreto que institui Situação de Emergência em virtude da paralisação dos caminhoneiros que afeta o Município em vários setores, tendo em vista que começam a faltar insumos para a devida aplicação nos serviços básicos e necessidade de adoção de medidas preventivas. Tendo em vista que:

Aulas na rede municipal de ensino - Ensino Fundamental aulas mantidas até quarta-feira, sendo que na sexta-feira respeita-se o calendário escolar e as aulas são suspensas por conta do ponto facultativo adotado no dia após o feriado de Corpus Christi; Educação Infantil aulas mantidas até a quarta-feira e atendimento especial mantido na sexta-feira como previsto no calendário escolar.

Transporte escolar - Mantido normalmente até a quarta-feira, 30 de maio.
Transporte de pacientes pela Secretaria da Saúde: mantido enquanto forem mantidos os agendamentos do Estado.

Coleta de lixo - mantida nesta semana, porém adotada medida de economia de combustível, sendo que no Centro a freqüência de recolhimento passará para segundas, quartas e sextas-feiras, nos bairros para apenas uma vez na semana e no interior a coleta fica suspensa até fim das paralisações e restabelecimento dos serviços de transporte.
Serviços prestados com caminhões e máquinas das Secretarias de Infraestrutura, Urbanismo e Agricultura – paralisados até o fim da greve, mantendo apenas os atendimentos emergenciais.

Os demais serviços prestados em todos os setores municipais permanecem sendo realizados normalmente até a quarta-feira, 28 de maio.


IBIRAMA

A partir desta segunda-feira (28), a secretaria de Saúde passou a priorizar o transporte de pacientes oncológicos e pacientes de hemodiálise. O transporte para outros atendimentos será reagendado.

As secretarias de Obras e Agricultura permanecem com as atividades paralisadas.


AGRONÔMICA

Serviços das secretarias de Obra e Agricultura estão suspensos na quinta e sexta-feira.


AURORA

Continuam SUSPENSOS todos os transportes escolares, maquinários e veículos da Secretaria de Obras e Agricultura.

O atendimento escolar ocorrerá na rede municipal de ensino EXCLUSIVAMENTE na EDUCAÇÃO INFANTIL, nos Centros Educacionais Ana Galvan, Tia Emilia e Caminho dos Sonhos, ressaltando que neste caso os pais precisarão levar e buscar os filhos por conta da suspensão do transporte escolar.

A Unidade Básica de Saúde atenderá normalmente a população, bem como os transportes de pacientes estão mantidos, sendo que as demais Secretarias trabalharão internamente.


BRAÇO DO TROMBUDO

Secretaria de Obras está com os serviços suspensos.


DONA EMMA

As secretarias municipais de Obras e Agricultura estão paralisados com os serviços de maquinários (salvo em casos emergenciais), como forma de prevenir a falta de combustível para os veículos do setor da Saúde e Educação, além de prestar solidariedade aos caminhoneiros e agricultores em protesto ao preço abusivo do combustível em nosso País. Já os atendimentos no Centro Administrativo continuam normalmente. Os carros administrativos só serão usados em casos emergenciais.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversos ajustes na rotina para garantir o atendimento da população. Ambulância e veículos da Saúde estão atendendo os serviços emergenciais, bem como os Serviços de hemodiálise e de Oncologia serão priorizados pela Secretaria. As demais consultas em municípios vizinhos serão reagendadas. Já o atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde em Dona Emma, por enquanto, estão mantidos.

A Secretaria Municipal de Educação terá combustível para o transporte escolar na Rede Municipal e Estadual de Ensino até a próxima quarta-feira, dia 30 de maio. As aulas estão mantidas, com fornecimento de merenda em todas as unidades. A empresa Serrana Engenharia informa que a coleta de Lixo no município de Dona Emma está mantida normalmente. Já no dia 31 de maio é feriado e no dia 01 de junho é ponto facultativo.


LONTRAS

Secretaria de Educação - Transportes escolar normal em todas as linhas, UDEJA, escolas e Centros de Educação Infantil do município, Escola Regente Feijó e Cecilia Bertha aulas normais.

Secretaria de Saúde - Atendimento normal em todas as unidades, a única alteração será no transporte o qual se dará prioridade para os TFDs.

Secretaria de Obras - Somente coleta do lixo e caminhão pipa os demais parado até normalizar fornecimento de combustível.

Demais secretarias - atendendo normalmente.


POUSO REDONDO

Educação - Escolas, creches e transporte escolar funcionam normalmente.

Saúde - Postos de saúde e transporte de pacientes funcionam normalmente.

Obras e Agricultura - Paralisação das operações, serviços gerais e atendimento a campo.

Coleta de lixo - Coleta convencional funciona normalmente e coleta seletiva suspensa.

O expediente de atendimento das repartições públicas continua normalmente.


PRESIDENTE GETÚLIO

Agricultura - Serviços de máquinas estão suspensos.

Educação - Aulas canceladas nas escolas do interior do município (exceto Papa João XXIII, no Mirador), devido à falta de combustível para transporte escolar. Na área urbana, as aulas estão mantidas até quarta-feira, 30.

Obras - Serviços de máquinas estão suspensos.

Saate - A coleta de lixo ocorre normalmente. Até 15 dias possui estoque de produto para tratamento da água. Mesmo assim, a autarquia pede que os consumidores utilizem água de forma consciente.

Saúde - O uso da frota de automóveis está limitado ao transporte de pacientes oncológicos e dos que necessitam de hemodiálise. Os postos de saúde das localidades de Mirador, Serra dos Índios e Serra Vencida não abrirão na terça-feira, 29.

Conselho tutelar - Os serviços serão mantidos até quarta-feira, 30, prazo para fim do combustível.

Outros serviços - Serão avaliados ao longo do dia, de acordo com as demandas apresentadas e a necessidade de uso de veículos.


RIO DO CAMPO

Município decretou situação de emergência na sexta-feira (25). Desta forma, está determinada a paralização da frota municipal, com exceção dos veículos da Educação para a realização do transporte escolar dentro do município. Também estão exclusos da paralisação os veículos da Saúde para atendimento às situações de urgência e emergência.
A situação de emergência durará até a normalização do reabastecimento de combustível.


VIDAL RAMOS

O transporte escolar foi suspenso nesta segunda-feira (28), mas o atendimento nas creches está mantido. Assim como as atividades das escolas Padre Heriberto Hartmann e Cacilda Guimarães acontecem normalmente.


WITMARSUM

Secretarias de Obras e Agricultura seguem sem atividade.


AS DEMAIS PREFEITURA DA REGIÃO OU NÃO FIZERAM ALTERAÇÕES NOS SERVIÇOS PRESTADOS OU NÃO DIVULGARAM EM SEUS MEIOS OFICIAIS.

AS INFORMAÇÕES SERÃO ATUALIZADAS CONFORME HOUVEREM NOVIDADES.

Publicidade