Notícias Poder Público

Vigilância Epidemiológica orienta população sobre o coronavírus


O diretor de Presidente Getúlio, Reginaldo Santos explica que, para minimizar os riscos de contágio de doenças respiratórias são necessárias medidas de proteção individual


Data de Publicação: 03/02/2020 13:55:29 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Presidente Getúlio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemióloga de Presidente Getúlio informa que não existe caso confirmado da doença respiratória pelo agente coronavírus, no Estado. Existem dois casos suspeitos, em Brusque e Rio do Sul, que são investigados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC). O órgão já descartou mais dois casos suspeitos em São José.

Os casos relatados da doença, são um novo vírus recentemente registrados na China, com suspeitos no Brasil. O contágio do coronavírus pode acontecer entre humanos ou em contato com a carne de animais silvestres.

O diretor de Vigilância Epidemiológica de Presidente Getúlio, Reginaldo Santos explica que, para minimizar os riscos de contágio de doenças respiratórias são necessárias medidas de proteção individual, como lavar a mão após sair do ônibus, usar álcool em gel e cobrir a boca ao tossir ou espirrar.

“Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio. Caso a pessoa tenha viajado para locais com registros de infecções e apresente sintomas de doença respiratória, deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, relata o diretor.






Assessora de Comunicação: Aline Coelho

Publicidade