Notícias Poder Público

Atendimentos do Programa Saúde do Trabalhador aumenta 28,89%


Empresários que tiverem interesse na visita da equipe de saúde podem fazer inscrição


Data de Publicação: 18/02/2020 11:55:33 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Rio do Sul

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Das cerca de 5,4 mil pessoas que realizaram exame de sangue no ano passado através do Programa Saúde do Trabalhador em Rio do Sul, 48% estão com algum tipo de alteração por conta de colesterol ou diabetes. De acordo com relatório divulgado pela coordenação do programa municipal, a quantidade de pessoas que foram atendidas em 2019 superou em 28,89% o registrado em 2018. O número de empresas visitadas também aumentou de 64 para 105.

Mais do que expandir o número de atendimentos, o programa visa a prevenção, incentivo e divulgação de hábitos saudáveis entre a população trabalhadora de Rio do Sul, principalmente àqueles que fazem exames laboratoriais e apresentam alguma alteração como diabetes ou colesterol.

O relatório apresentado pelo programa mostra ainda que grande parte deste grupo tem idade entre 35 e 50 anos e apresenta algum tipo de situação diferente do recomendado, como colesterol, triglicerídeos, glicose, hemograma, TSH (hormônio da tireoide), PSA (hormônio da próstata), ureia ou creatinina alterados.

De acordo com a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, casos onde o indicador é pequeno, é recomendada a mudança de hábitos de saúde, como exercícios e atenção à alimentação. Já para casos onde o valor é alto, é sugerida a visita a um especialista.

Estes dados fazem parte de levantamento apresentado pela equipe do programa nesta semana, período em que foram reiniciadas as visitas às empresas já cadastradas. O empresário que quiser conhecer mais detalhes do Programa Saúde do Trabalhador e também agendar uma visita da equipe da secretaria de saúde pode entrar em contato pelo telefone (47) 3531-1400. Todo o procedimento é gratuito.

“Quando nossa equipe técnica vai até a empresa, incentivamos os cuidados básicos de saúde, boa alimentação, exercício físico regular, evitar o fumo e outras questões que contribuem com a melhora da qualidade de vida. E ao fazer exames e detectada alguma alteração, recomendamos a visita ao médico e maior vigilância com relação a cuidados com a própria saúde”, explica a secretária Sueli.

Em 2018, exames feitos pelo Programa Saúde do Trabalhador ajudaram a identificar que uma mulher tinha câncer de mama em fase inicial. Ela foi conduzida para tratamento.

O prefeito José Thomé salienta que o empresário pode e deve estar atento à saúde de seus funcionários. Para ele, interromper o serviço por algumas horas em um dia no ano é mostrar compromisso com sua equipe e com a empresa.

“Não queremos apenas detectar doenças. Mas sim orientar a população que trabalha o dia todo e muitas vezes não tem tempo para se cuidar, que possa ter hábitos de vida saudáveis e buscar prevenção de doenças”.





Departamento de Comunicação: Clóvis Eduardo Cuco

Publicidade