Notícias Poder Público

Curso de costura transforma a vida de trabalhadores


Iniciativa da Prefeitura está em funcionamento desde 2017 e já inseriu mais de 400 pessoas no mercado de trabalho


Data de Publicação: 09/03/2020 08:52:09 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Presidente Getúlio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em busca de um ponto de equilíbrio entre a crescente migração para o município e a necessidade de mão de obra qualificada, por parte das indústrias têxteis, a Prefeitura de Presidente Getúlio mantém a Escola de Costura, do Projeto Desemprego Zero. A iniciativa, está em funcionamento desde 2017 e já inseriu mais de 400 pessoas no mercado de trabalho.

Mais do que ensinar uma profissão, o curso oferecido de forma gratuita, dá a oportunidade de melhorar a vida das pessoas. Como é o caso de Josilene e Gilmara, com o curso, elas foram encaminhadas, para o primeiro emprego em confecções, as conhecidas facções.

Josilene de Souza Batista, 20 anos, natural do Pará, foi contratada há um mês. Ela mora há 5 meses em Presidente Getúlio e em busca de trabalho, viu no curso de costura a perspectiva de um futuro melhor.

“Fui até uma facção e lá me disseram pra procurar o Cras e me inscrever no curso, e assim eu fiz. Graças a esta oportunidade hoje estou empregada e continuo aqui na escolinha aprendendo”, agradece.

Natural de fortaleza, Gilmara de Araújo Brito, de 35 anos, acompanhou o marido, que veio trabalhar em uma madeireira. O casal e a filha de três anos estão no município há 8 meses.

“Sou auxiliar de cozinha e consegui um emprego temporário quando cheguei aqui. Agora, decidi a fazer o curso para aumentar as minhas oportunidades, e hoje tenho uma entrevista de emprego para a vaga de revisora”.


Escola de Costura

O curso conta com carga horária de 200 h. As aulas acontecem de manhã e a tarde, e os alunos ao final do curso, recebem certificado. Eles aprendem várias funções nas máquinas e não precisam completar a carga horária para ingressarem no mercado de trabalho.

Os interessados em participar das aulas, devem ir até o Centro de Referência a Assistência Social (Cras), de terça a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e realizar a inscrição.





Assessora de Comunicação: Crislene Roberta

Publicidade