Notícias Notícias

Sine é parceiro da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2020


Ele será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Semana Inclusiva SC e pelo Facebook da Escola do Legislativo da Alesc


Data de Publicação: 29/09/2020 10:50:25 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Notícias | Cidades: Rio do Sul, Ituporanga, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Lontras, Braço do Trombudo, Trombudo Central, Pouso Redondo, Agronômica, Aurora, Atalanta, Chapadão do Lageado, Petrolândia, Laurentino, Witmarsum, Rio do Oeste, Mirim Doce, Vidal Ramos, Imbuia, José Boiteux, Taió, Salete, Ibirama, Agrolândia, Dona Emma, Santa Terezinha, Rio do Campo, Vitor Meireles, Leoberto Leal

Foto: Julio Cavalheiro
Foto: Julio Cavalheiro

O Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), é um dos parceiros da Semana Inclusiva SC, realizada nos dias 22, 24 e 26 de setembro em todo o Estado. Com foco na inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, o evento será online. Ele será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Semana Inclusiva SC e pelo Facebook da Escola do Legislativo da Alesc.

A Semana Inclusiva é coordenada pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) e pela Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, em parceria com mais de 40 entidades governamentais e não governamentais do Estado.

O início de tudo

A rede que começou a ser construída em 2015, quando aconteceu o primeiro Dia D – Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência da Grande Florianópolis. Ela cresceu, fortaleceu, aproximou patrões e empregados deste público que ainda hoje depende da Lei de Cotas para conseguir emprego. Hoje ela é referência nacional, conquistando resultados crescentes de contratações.

Santa Catarina, em 2014, aparecia com apenas 35,72 % do cumprimento das cotas pelas empresas. Em 2019, já somava o percentual de 58,35%. De 2014 a início de 2019, segundo cruzamento de dados de Rais e Caged, foram criadas 8.648 vagas para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS.

Este ano, a meta é alcançar cerca de 1.700 empresas que se enquadram no art. 93 da Lei 8.213/91 e são obrigadas a contratar canditatos(as) com deficiência e beneficiários(as) reabilitados(as). Das 37.922 vagas obrigatórias para pessoas com deficiência, 21.947 estão ocupadas. Ou seja, 15.975 profissionais catarinenses ainda aguardam por uma oportunidade.

O que diz a Lei

A lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5 % - dependendo do total de empregados – dos postos de trabalho a pessoas com deficiência e reabilitados(as) do INSS. As empresas que possuem de 100 a 200 empregados devem reservar 2% de suas vagas; entre 201 e 500 empregados, 3%; entre 501 e 1.000 empregados, 4%; e empresas com mais de 1.001 empregados, 5% das vagas.

O papel do Sine

O Sine/SC tem um papel importante neste processo, já que contribui no encaminhamento das pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto aos empregadores, aproximando o perfil da pessoa com deficiência com o da vaga.

De acordo com a Assistente Social do Sine de Joinville, Jane Lizete Keske Altmann, o órgão oferece ao trabalhador um atendimento diferenciado, o psicossocial, levando em consideração a sua história e o contexto social no qual ele está inserido.

“É deste modo que identificamos situações que possam influenciar negativamente a inserção ou reinserção do trabalhador no mercado de trabalho e buscamos soluções para as dificuldades apresentadas”, explica Altmann.

Disponibilizando vagas

Para disponibilizar uma vaga PCD na unidade do Sine/SC não tem custo algum para o empregador. Basta fazer contato com a unidade mais próxima e repassar as informações da oportunidade.



Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Publicidade