Notícias Notícias

Agricultores de Dona Emma participaram de visita técnica em Palmeira (SC)


Foram visitadas duas propriedades rurais, uma que faz recria e terminação e outra que tem o ciclo completo


Data de Publicação: 26/06/2018 16:36:08 | Jornalista: Daniel dos Santos
Categoria: Notícias | Cidades: Dona Emma

A Epagri de Dona Emma, com o apoio da Cresol e Secretaria Municipal da Agricultura de Dona Emma, realizou uma visita técnica no município de Palmeira na região do Planalto Catarinense, com o objetivo de conhecer as técnicas de criação e manejo em gado de corte realizado naquele município.

Um total de 16 agricultores do município com interesse na atividade, participaram desta atividade. Foram visitadas duas propriedades rurais, uma que faz recria e terminação e outra que tem o ciclo completo. O que ficou evidenciado nesta visita é que para se ter sucesso nesta atividade o produtor precisa investir em tecnologia de produção a base de pastagens melhoradas e trabalhar em conjunto. Na região da AMURES, onde se situa Palmeira, os produtores de gado de corte, criaram uma Cooperativa chamada Caminho das Tropas em alusão aos antigos tropeiros que por ali passavam.

Através desta cooperativa eles vendem seus animais e conseguem um preço superior ao praticado pelo mercado. Além do manejo diferenciado e das pastagens melhoradas, uma exigência é que os animais abatidos tenham pelo menos 1/2 grau de sangue de raças britânicas, o que dá um diferencial na carne devido ao marmoreio que estas raças produzem. Em função disso uma das propriedades visitadas trabalha com animais P.O das raças Red Angus e Abeerdin Angus, consideradas as melhores carnes para marmoreio e com procura acentuada pelos consumidores.

A Epagri de Dona Emma, Cresol e a Secretaria Municipal de Agricultura estão formando um grupo de produtores de gado de corte, que tem por objetivo estimular esta atividade em nosso município, como uma opção de fonte de renda alternativa. A ideia é trabalhar as propriedades melhorando principalmente as pastagens perenes de verão, o melhoramento genético do rebanho e o manejo reprodutivo, buscando com isso animais precoces, de boa qualidade genética, com boa carcaça para com isso conseguir um preço diferenciado na hora da comercialização.

Assessoria de Imprensa

Publicidade