O espaço utilizado foi o Parque Harry Hobus e o intuito é coletar dados sobre o público e sugerir ações para melhoria do espaço urbano
Data de Publicação: 10/07/2019 13:33:42 |
Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público |
Cidades: Rio do Sul
Um grupo de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo inicia neste mês um trabalho de pesquisa no parque da cidade. O projeto de pesquisa "Estudo dos usos e atratividade do Parque Municipal Harry Hobus em Rio do Sul" tem a participação, também, do curso de Educação Física. A finalidade do estudo, que será realizado ainda em julho, é compreender a relação entre comunidade e meio ambiente e a apropriação das pessoas com o espaço público por meio de lazer e atividade física.
A partir do estudo será possível sugerir eventual adequabilidade de elementos arquitetônicos para intensificar o uso do local e contribuir com a qualidade de vida dos usuários.
De acordo com a professora doutora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luciana Dias, esta é uma oportunidade de “conversamos sobre o uso do parque para caminhada. Registraremos dados sobre como é feita a utilização e quais são as atratividades do parque, em âmbito geral. Além de analisarmos de que maneira o espaço público é visto pela comunidade de Rio do Sul e região”.
Informações
Para isso haverá coleta de dados e estudo de estrutura física. Também serão realizadas entrevistas com o público.
“Com base na coleta de dados iremos sugerir ações para implementar políticas públicas mais pontuais. O que as pessoas pensam sobre estética, conforto ambiental, promoção de atividades físicas, segurança e acessibilidade, por exemplo”, argumenta a educadora.
O projeto transdisciplinar é desenvolvido por oito bolsistas de cursos variados, a citar Engenharia Civil, Educação Física, Arquitetura, Design de Interiores e Psicologia. Há a participação de alunos cerca de cinco voluntários. Existem outras ações que reforçam o elo entre meio acadêmico e comunidade como é o caso da Virada Acadêmica, que ocorre semestralmente. Ocasião em que os estudantes realizam estudo e propõem projetos para o próprio município.
“É feito um estudo de que maneira seria a adequação em determinados locais sob viés da Arquitetura e Urbanismo. Realiza-se o levantamento, estudo e depois são oferecidas sugestões sobre intervenção pública. Soma-se a isso o projeto de pesquisa e publicação de artigo científico”, explica Luciana.
Departamento de Comunicação:Mário Dáud
Publicidade
Publicidade