Notícias Poder Público

Assinatura de convênio garante acolhimento institucional


A adequação em Presidente Getúlio foi necessária para encaminhamento de crianças ou adolescentes que não atendam ao perfil das famílias de apoio


Data de Publicação: 02/10/2019 15:38:13 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Presidente Getúlio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Presidente Getúlio assinou na manhã dessa quarta-feira , (02) um convênio com o Clube das Mães - Lar da Menina, localizado em Rio do Sul, para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. A ação compõe o Programa “Família de Apoio” do município.

De acordo com o documento, o município irá repassar R$ 2.500 para garantir uma vaga de acolhimento para um jovem de zero a 18 anos. Caso exista a necessidade de abrigar um menor, o repasse da administração municipal deverá ser de R$ 3.500 por mês podendo ser percentual de acordo com o período de atendimento. O contrato vigorará até outubro de 2020 podendo ser continuado.

Apesar de não possuir um convênio para o acolhimento institucional dos menores a prefeitura contratava a mesma unidade em caso de necessidade. “O convênio tem o objetivo de garantir a vaga pois hoje temos cinco famílias cadastradas no programa e apenas uma está acolhendo duas crianças que são irmãos”, comenta o prefeito, Nelson Virtuoso.

O secretário de Assistência Social, Vanderlei Poffo, explica que “cada família atende a um perfil de criança, por exemplo, algumas só podem receber maiores de cinco anos, outras apenas meninos e assim por diante. Porém, o município se esforça para seguir as diretrizes internacionais de atendimento aos menores dando prioridade ao acolhimento familiar em detrimento do abrigo”.

O acolhimento institucional é utilizado para em situações urgentes em que a criança necessita de acolhimento imediato e não haja família acolhedora com o perfil necessário.



Assessora de Comunicação: Crislene Roberta

Publicidade