Possui, hoje, mais de 570 mil cooperados em 17 estados brasileiros
Data de Publicação: 06/07/2020 09:27:28 |
Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Notícias |
Cidades: Rio do Sul, Ituporanga, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Lontras, Braço do Trombudo, Trombudo Central, Pouso Redondo, Agronômica, Aurora, Atalanta, Chapadão do Lageado, Petrolândia, Laurentino, Witmarsum, Rio do Oeste, Mirim Doce, Vidal Ramos, Imbuia, José Boiteux, Taió, Salete, Ibirama, Agrolândia, Dona Emma, Santa Terezinha, Rio do Campo, Vitor Meireles, Leoberto Leal
A Cresol é um sistema de cooperativas de crédito com soluções financeiras que atendem a todos os públicos. Possui, hoje, mais de 570 mil cooperados em 17 estados brasileiros.
A Cresol é uma cooperativa de crédito completa, com soluções financeiras e atendimento personalizadas de acordo com o interesse do cooperado, onde o principal diferencial está no relacionamento com o quadro social e com a comunidade.
A seguir, vamos explicar o que é uma cooperativa de crédito, como esse sistema se difundiu no Sul do país e como nasceu o Sistema Cresol. Conheça, ainda, quais são os valores praticados pela entidade.
O que é cooperativismo
O sistema de cooperativas de crédito existe no Brasil desde o início do século 20. No entanto, a história do cooperativismo é ainda mais antiga. Ela remete ao período da Revolução Industrial, na Inglaterra de 1844.
Em 21 de dezembro daquele ano, 27 tecelões e uma tecelã de Manchester fundaram uma sociedade. Sua intenção não era conquistar lucro, mas, sim, encontrar uma alternativa para sobreviver no mercado. Eles queriam ditar as próprias regras, escapando das jornadas de trabalho abusivas e dos baixos salários praticados pelos patrões naquela época.
Cada membro do grupo havia juntado uma libra por mês, durante um ano. A soma desse dinheiro era suficiente para que os participantes pudessem conduzir o próprio negócio. Ninguém ficaria dependente de empréstimos ou financiamentos bancários. O modelo econômico deu tão certo que se espalhou pela Europa e chegou à América décadas mais tarde.
Leia mais: Entenda a importância das cooperativas de crédito para o crescimento do mercado
No sistema cooperativista, todos os participantes são, ao mesmo tempo, donos e usuários do serviço. O capital levantado é utilizado pelos próprios cooperativados. Assim, pequenos e médios empresários conseguem obter fundos para adquirir equipamentos ou cobrir despesas operacionais, por exemplo. Eles também têm o direito de se reunir em assembleias para decidir como será feita a gestão da entidade.
Mas claro que tantos benefícios só são possíveis devido aos objetivos em comum. Para o cooperativismo dar certo, os associados devem se identificar com os mesmos propósitos. Desse modo, a ação conjunta traz resultados úteis para todos, de forma que cada participante possa prosperar.
História das cooperativas de crédito na Região Sul do Brasil
A primeira cooperativa de crédito da América Latina surgiu no Rio Grande do Sul, em 1902. Ela foi fundada por iniciativa do jesuíta Theodor Amstad.
O padre suíço havia desembarcado no estado anos antes para atuar nas colônias alemãs. Enquanto realizava seu trabalho nas capelas do interior, ele observava como aquelas comunidades ainda eram precárias. Resolveu, então, apresentar uma solução que trouxesse prosperidade aos imigrantes.
Theodor Amstad era conhecedor do modelo cooperativista. Junto a 19 lideranças comunitárias, ele construiu a Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, com sede na localidade de Linha Imperial, no município de Nova Petrópolis.
Ainda assim, o número de cooperativas de crédito minguou entre as décadas de 1960 e 1980. Apenas após a abertura política e econômica do país que um movimento, liderado por Mário Kruel Guimarães, fez renascer o cooperativismo no Sul do Brasil. Conduziu-se uma reestruturação do sistema, e a concessão de crédito rural para associados foi adotada nos três estados da região.
Mesmo com a instabilidade da moeda, a hiperinflação e outros percalços enfrentados desde então, as cooperativas de crédito se firmaram como uma alternativa viável para pequenos produtores rurais. Hoje, elas são um importante instrumento de inclusão econômica e social no país inteiro.
Nascimento da Cresol: 1995
O surgimento da Cresol enquanto Instituição Financeira traz em si a história de muitos. A região conhecida pelo nome Francisco Beltrão, localizada no Sudoeste do estado do Paraná, a quem hoje damos o nome de berço do cooperativismo solidário e onde está instalada a sede nacional da Cresol, abrigou muitas das discussões, encontros e debates para a idealização e concretização da Cresol.
De 1994 a início de 1995 foram aprofundados os estudos, debates e a formação sobre as condições necessárias para firmar uma cooperativa de crédito.
Em 10 de janeiro de 1996, abriam-se as portas da primeira cooperativa Cresol no município de Dois Vizinhos, no Paraná, contando com 27 agricultores. Ainda neste ano, outras quatro cooperativas foram inauguradas no estado, sendo elas nos municípios de Pinhão, Marmeleiro, Laranjeiras do Sul e Capanema.
Sua expansão para outros estados foi consequência das conquistas e desafios superados. Hoje, continua promovendo o desenvolvimento do local onde está inserida, gerando crescimento no campo e na cidade.
Governança
Hoje o Sistema Cresol é composto por uma Confederação e quatro Centrais de Crédito. O Sistema Cresol Baser é a maior central pertencente a Cresol Confederação. São mais de 210 mil famílias cooperadas em uma área de abrangência que compreende dez estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia e Amazonas – onde as cooperativas trabalham para o desenvolvimento econômico e social dos seus cooperados.
Missão, visão e valores da Cresol
Um sistema de cooperativas de crédito se faz de objetivos em comum. É necessário ter um propósito – o crescimento dos cooperados – e uma noção sólida de como isso é feito. Para tanto, o Sistema Cresol se orienta a partir de missão, visão e valores bem determinados. Conheça-os a seguir.
Missão
Fornecer soluções financeiras com excelência por meio do relacionamento para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade.
Visão
Ser uma instituição financeira cooperativa de referência que desenvolve seus cooperados.
Valores
Ética
Excelência
Sustentabilidade
Simplicidade
Credibilidade
Quer saber mais sobre a Cresol? Clique aqui e acesse o livro sobre a história dos 25 anos da Cresol.
Esperamos que o artigo de hoje tenha ajudado você a entender o que é a Cresol e qual é a relevância de uma cooperativa de crédito. Aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais! Juntos, podemos ajudar ainda mais pessoas.
Assessoria de Imprensa da Cresol
Publicidade
Publicidade