A campanha de vacinação contra o sarampo vai de 7 a 25 de outubro. Todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos que ainda não estão imunizadas precisam ser encaminhadas até unidades de saúde com sala de vacina, nos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santana, Santa Rita, além da Policlínica.
É importante que os pais ou responsáveis levem junto a carteira nacional de vacinação para registro e conferência do quadro vacinal.
O “Dia D” da campanha será em um sábado, 19 de outubro, quando todas as unidades de saúde ficam abertas das 8h às 17h para atendimento.
Uma segunda etapa da campanha também será realizada entre 18 a 30 de novembro, desta vez para adultos, na faixa etária de 20 a 29 anos que não foram imunizados. Esta etapa também terá seu “Dia D”, com unidades abertas no dia 30 de novembro.
Esta é uma campanha seletiva, ou seja, visa buscar aquelas pessoas que não receberam a vacina contra o sarampo. De acordo com a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, o objetivo maior desta campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais vulneráveis a esta doença.
“Será uma campanha seletiva, ou seja, para crianças até 5 anos devemos vacinar somente os que não tenham recebido duas doses da VTV, por exemplo, e uma dose de tetraviral. Os menores de um ano precisam receber a dose zero, e os adultos também precisam atualizar para quem tem apenas uma dose de VTV”, explica.
Sueli ressalta ainda que nesta campanha, existe meta a ser atingida, mas é o momento da população busque a atualização de suas vacinas.
Primeira etapa de vacinação contra o sarampo
Público alvo: Crianças de seis meses à cinco anos incompletos
De 7 a 25 de outubro – Dia D, 19 de outubro
Locais: Unidades de saúde dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santana, Santa Rita, além da Policlínica.
Segunda etapa de vacinação contra o sarampo
Público alvo: Adultos na faixa etária de 20 a 29 anos
De 18 a 30 de novembro – Dia D, 30 de novembro
Locais: Unidades de saúde dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santana, Santa Rita, além da Policlínica.
Departamento de Comunicação: Clóvis Eduardo Cuco